Translate

quinta-feira, 23 de maio de 2013


Pensar em Rede: a escola e a internet

   Integrar o uso de tecnologias aos recursos das salas de aula é um dos desafios do professor no século XXI enquanto, para alguns alunos, a adaptação à tecnologia no ambiente escolar é fácil, muitos professores enfrentam certas dificuldades com a inovação, que está cada vez mais  presente no cotidiano. As novidades podem ajudar na aprendizagem e no preparo dos jovens para o mercado de trabalho assim como clarear o que não consegui entender na sala de aula. Mesmo que seja um benefício para o educando ter uma aula com um professor que saiba bastante sobre a internet, alguns docentes possuem várias dificuldades com relação aos avanços da tecnologia. Seja por falta de tempo ou até mesmo por falta de motivação, nem todos estão preparados para se integrar ao processo veloz das mudanças tecnológicas no ambiente escolar.
   De acordo com pesquisas realizadas, a grande maioria dos docentes ainda não se adaptou ao uso das tecnologias no currículo pedagógico. Sobre o futuro nas escolas, acredita-se que mudanças irão ampliar as possibilidades de ensino e quem não aceitar a novidade ficará fora do mercado de trabalho. Hoje, o maior problema não é a falta de empenho; a grande dificuldade é a má formação que os educadores têm nas universidades, que não os preparam para lidar com as tecnologias.
   As redes sociais trouxeram grandes benefícios para a humanidade, mas, por outro lado, vemos que a exposição das pessoas nas redes sociais não para de crescer e, por isso, alguns cuidados são fundamentais ao usá-las:
• Cuidado ao postar fotos. As fotos podem ser coladas, modificadas e utilizadas por pessoas irresponsáveis, vindo a acarretar prejuízos à sua imagem.
• Todo cuidado é pouco ao abrir links e mensagens, pois elas podem conter vírus.
• Evite colocar muitas informações pessoais, sobretudo endereços, números de telefones, conta bancária, local de trabalho, local de estudo, pois há muitos golpistas que podem utilizar seus dados para tentar roubá-lo ou enganá-lo.
• Se você participar de grupos, verifique se os tópicos em discussão não ferem a lei e, se for necessário, denuncie.
 

Como utilizar as redes sociais no ambiente escolar?
Disponibilizar conteúdos extras para os alunos
   As redes sociais são bons espaços para compartilhar com os alunos materiais multimídia, notícias de jornais e revistas, vídeos, músicas ou de trechos de filmes que envolvam assuntos trabalhados em sala, de maneira complementar. Esses recursos de apoio podem ser disponibilizados para os alunos nos grupos ou nos perfis sociais, mas não devem estar disponíveis apenas no Facebook ou no Orkut, porque alguns estudantes podem não fazer parte de nenhuma dessas redes. Para compartilhar materiais de apoio e exercícios sobre os conteúdos trabalhados em sala, é melhor utilizar espaços virtuais mais adequados, como a intranet da escola, o blog da turma ou do próprio professor.

Confira no link abaixo a revista: Tecnologias na escola
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário