Projeto em construção
TEMA: CORPO E MOVIMENTO NAS PRAÇAS
A prática de atividades físicas e esportes é fundamental para uma vida saudável. Muitas das crianças e jovens que vivem numa cidade como Joinville estão expostas a riscos sociais e a ociosidade. Por este motivo, a prática do esporte deve ser incentivada por todos, como meio de complementar a educação.
O Esporte possibilita à criança e ao jovem o estabelecimento de conceitos e valores que podem contribuir para a formação de um cidadão ético e responsável socialmente. Conceitos como liderança, cooperação, solidariedade, trabalho em equipe e qualidade de vida, podem ser trabalhados no ambiente educativo proporcionado pelo esporte.
DELIMITAÇÃO DA AREA: PARQUE DA CIDADE
A cidade onde moramos, apresenta diversas praças e áreas de lazer com objetivo de proporcionar um diferencial para os joinvillenses e visitantes. O programa desenvolvido destinando ao lazer e recreação não acompanha como trabalho educativo e sim para cumprir obras de qualificação urbana.
O projeto contará com voluntários com compromisso e com referência nas áreas adotadas.
PROBLEMA
A falta desse serviço na cidade para as classes menos favorecidas economicamente.
Ausência da participação e envolvimento com o esporte em atividades físicas entre os jovens.
Considerando que para ter-se uma cidade com qualidade de vida ideal, deve-se compreender que tal qualidade está diretamente formada pelos interesses de cada indivíduo junto à sua formação ética e cívica, de conhecimento ao seu habitat.
Sendo que a compreensão de sociedade, e de comunidade para este indivíduo deve estar ancorada como base das ações de servir ao próximo conforme as capacidades delegadas ao dom de cada ser.
Para Ferreira (2001), a qualidade de vida nas cidades, é uma referência constante do discurso político, está também presente, ainda que com entendimentos distintos, nos desejos e aspirações dos indivíduos dessas cidades.
Deve-se ter a definição de que a qualidade de vida, não é simplesmente a melhor condição de bem estar momentâneo de um indivíduo ou de um grupo, mas sim da potencialidade das transformações que o indivíduo, um grupo ou uma comunidade podem gerar na melhoria de condições que facilitem o alcance desta para todos.
Conforme Lyndon Johnson(1964), a qualidade de vida está dentro de um contexto global, “que os objetivos não podem ser medidos através dos balanços dos bancos. Eles só podem ser medidos através da qualidade de vida que proporcionam às pessoas (WHO, 1998).
Contribuir para a melhoria da qualidade de vida e inclusão social de crianças e adolescentes, através das atividades esportivas e de lazer na praça.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Proporcionar aos jovens a participação e envolvimento com o esporte e atividades físicas.
• Diminuir os fatores de exclusão, possibilitando a oportunidade de participação, evitando que o envolvimento do jovem se reduza ao desempenho somente daqueles que são mais habilidosos.
• Desenvolver a cooperação no ambiente, saúde, jogo limpo, cidadania, e a solidariedade.
◦Possibilitar que o esporte seja o ponto de partida para a ascensão social, através da descoberta e aproveitamento de talentos.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
* Organizar cronograma de horários;
* Equipe de profissionais voluntários;
* Preparação do espaço e materiais;
* Praça Tiradentes, Parque Municipal da Caieira e Parque Municipal Morro do Finder
* Divulgação em escolas e praças com banner e panfletos
DESENVOLVIMENTO
O presente projeto constitui-se de atividades práticas, tais como: alongamento, caminhada, ginástica funcional para a população da cidade de Joinville, estando na faixa etária acima de 10 anos. Hoje em dia existem evidencias científicas comprovadas de que a atividade física regular tem um benefício inquestionável para a saúde física e psicológica das pessoas, o qual tem um impacto substancial em todas as idades, ajudando as pessoas a se livrarem de vários males indesejados, ocorrendo dessa forma uma verdadeira promoção da saúde e da qualidade de vida. Para a realização desse projeto busca-se um trabalho interdisciplinar e com a ajuda de toda a equipe do projeto idealizado.
Segunda
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Terça
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Quarta
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Quinta
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Sexta
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Handebol
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Vôlei
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Futebol
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Academia de dança
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Academia de dança
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Academia de dança
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Academia de dança
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Academia de dança
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Jogos de mesa
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Basquete
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08h30 às 11h30
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08h30 às 11h30
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08h30 às 11h30
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08h30 às 11h30
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08h30 às 11h30
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14h às 16h45
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14h às 16h45
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14h às 16h45
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14h às 16h45
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13h30 às 16h30
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RECURSOS FINANCEIROS
Empresas parceiras, voluntários do Curso de Pedagogia e outras áreas especializadas.
Será feita de modo processual ao longo do projeto, acompanhar as construções de cada jovem e o desenvolvimento nas atividades propostas, cujo compromisso deverá ser manter o programa proposto para cada prática de exporte e laser.
Projeto elaborado pelas acadêmicas de Licenciatura em Pedagogia/SOCIESC:
Laura Santos e Fernanda Rosa
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